Studio STR participa do VIII Colóquio de Crítica Hermenêutica do Direito
Em setembro de 2025, a Unisinos - campus São Leopoldo sediou a oitava edição do Colóquio de Crítica Hermenêutica do Direito, conceito desenvolvido pelo anfitrião, Professor Lenio Streck.
O evento foi promovido pelo Dasein - Núcleo de Estudos Hermenêuticos, com liderança de Lenio Streck, quem realizou a abertura e encerramento dos trabalhos. A edição teve por tema “Direito e Democracia em Tempos de Brainrot“ e foi estrelado pelos professores Thomas Bustamante (UFMG), Dan Priel (Toronto/Hong Kong), Thiago Decat (UFMG), Clarissa Tassinari (UNISINOS) , Rafael Tomaz de Oliveira (UNAERP), Ziel Ferreira Lopes (UNIVASF), Martônio Mont-Alverne Barreto (UNIFOR/Goethe-Universität), Marcelo Cattoni (UFMG), Henriete Karam (UFRGS), Ângela Espíndola (UFSM) e Luana Heinen (UFSC).
O Studio STR foi representado no evento por Pedro Zanatta - também integrante o Dasein e membro da comissão organizadora - e por Paula Amaral da Paz.
Por Pedro Zanatta:
“Participar da VIII edição do Colóquio de Crítica Hermenêutica do Direito foi, sem dúvidas, uma experiência marcante na minha trajetória acadêmica. O evento, reconhecido pelo compromisso com o pensamento crítico, com a democracia e com a defesa da Constituição, reuniu em São Leopoldo alguns dos principais nomes do Direito brasileiro. Foram dias de debates muito importantes sobre teoria do direito, direito e literatura, constitucionalismo contemporâneo e os desafios decorrentes da inteligência artificial – sempre a partir da produção teórica do professor Lenio Streck, que fundamentou grande parte das discussões e, na conferência de encerramento, nos brindou com uma aula sobre o papel da linguagem como condição de acesso ao mundo.”